CHUA promove 2ªs Jornadas de Enfermagem de Reabilitação

Depois do sucesso da primeira edição, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve volta a organizar nos próximos dias 6 e 7 de dezembro as 2ªs Jornadas de Enfermagem de Reabilitação, este ano com o mote «Refletir a realidade».
A diversificada realidade e complexidade das situações clínicas dos utentes coloca aos enfermeiros vários desafios que importam assinalar e debater. Neste sentido, e como explica a organização, “nestas jornadas pretende-se que os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação reflitam, em conjunto, a realidade das necessidades dos seus utentes e as práticas de Enfermagem de Reabilitação, no sentido do empoderamento, autonomia e capacitação da pessoa nos seus diferentes contextos de vida”.

Estas jornadas surgem no seguimento da primeira edição realizada em 2021, à data sobre o tema Transversalidade, e têm como objetivo evidenciar a intervenção diferenciada e o compromisso que os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação assumem no Centro Hospitalar Universitário do Algarve nos processos de readaptação da pessoa ao longo do ciclo vital, com impacto na participação na sociedade e dignidade das pessoas.

O programa, que será brevemente disponibilizado, integra vários oradores convidados para falar sobre algumas das principais problemáticas identificadas por estes enfermeiros no exercício da sua prática clínica, tais como «Envelhecimento», «Cirurgia major», «Literacia», «Empoderamento», «Autonomia», «Pessoa em situação crítica» e «Transição de cuidados e sustentabilidade», entre outros.

“Esta abordagem será, assim, promotora de uma reflexão sobre os conhecimentos, as competências, habilidades e os atuais desafios, perante a realidade de hoje, na perspetiva de, no futuro, a tomada de decisão dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação seja cada vez mais sólida, estruturada e suportada na evidência científica”, explica a comissão organizadora.

O programa contempla ainda uma vertente mais prática e de partilha de projetos em desenvolvimento pelas autarquias, mas também no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, como o Núcleo de Produtos de Apoio, entre outros, a serem divulgados através de Comunicações Orais Livres, advindas de submissões de resumos por parte dos enfermeiros inscritos nas jornadas.

 

Inscrições – https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAYAAA4_VZ5UM1VIUEpZNUNYS0NKS0ZKUzlPOTVZNlpLSC4u

Submissão de resumos para Comunicações Livres – https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAYAAA4_VZ5UQVA4OTY3S09ITzZSTzBDSVk2MExTVzEwMC4u

+ info – https://heylink.me/Jornadas.Enfermagem-CHUA

PROGRAMA | descarregue aqui |

Partilhar: