CHUA assinalou Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica com ação de sensibilização e rastreios respiratórios

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assinalou o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) com uma ação de sensibilização e rastreios respiratórios gratuitos à população. Esta iniciativa, dinamizada pelos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) de Cardiopneumologia em colaboração com a equipa médica do Laboratório de Função Respiratória do CHUA – Unidade de Faro, decorreu no dia 15 de novembro, no Mercado Municipal de Faro.

Durante a ação de sensibilização foram realizadas 65 espirometrias gratuitas à população, algumas com alterações ventilatórias cujo objetivo foi “avaliar a saúde pulmonar” contribuindo assim para um diagnóstico precoce da doença.

Foram ainda distribuídos flyers com o intuito de sensibilizar e educar a população para fatores de risco, como fatores ambientais (fumo do tabaco, gases tóxicos inalados, entre outros) em combinação com fatores genéticos que ocorrem ao longo da vida, assim como os principais sintomas da doença. Na ação de sensibilização foram aplicados questionários para avaliação do impacto da DPOC no bem-estar e no quotidiano, assim como avaliação do grau de dispneia.
De acordo com a organização, “a DPOC é uma doença evitável e tratável que causa falta de ar, tosse crónica e expetoração. É altamente prevalente na população em geral e atualmente é uma das principais causas de morte em todo o mundo, estimando-se que três milhões de pessoas morram anualmente devido à DPOC”.
Participaram nesta ação as TSDT de Cardiopneumologia, Elisabete Patrício e Paula Viegas, a Pneumologista Isabel Ruivo e a internas, Andreia Barroso (Pneumologia) e Teresa Abegão (Medicina Interna) e aluna de Fisiologia Clínica Frederica de Faria.
Partilhar: