Centro de Referência Cancro do Reto

Bem – vindo ao microsite do Centro de Referência Cancro do Reto.

Caro utente,

O Centro de Referência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve existe para si. A nossa prioridade é tratá-lo de acordo com as suas melhores expetativas. O nosso foco é a qualidade do tratamento que lhe prestamos. Fomos reconhecidos como Centro de Referência do Cancro do Reto, o que nos orgulha, mas acima de tudo trabalhamos para lhe garantir os cuidados de saúde que necessita, com elevada qualidade e com o total empenho de uma equipa multidisciplinar de profissionais que a si se dedicam.

Procuramos a melhoria contínua para atingirmos a perfeição, agradecemos desde já os vossos contributos para que possamos melhorar os nossos cuidados e superar as vossas expectativas.

Dr. Mahomede Americano
Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve | Abril de 2018

Caros profissionais e utentes,

Decorridos 3 anos após a sua criação, o Centro de Referência do Cancro do Reto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) atingiu uma posição de prestígio junto dos utentes e do corpo clínico, garantindo acessibilidade, qualidade e cuidados centrados no doente.

É nosso propósito, nesta fase, aprofundar o modelo organizativo e as condições logísticas, prosseguindo o trabalho multidisciplinar, a segurança, a qualidade e o rápido acesso a cuidados, sempre com a participação dos doentes e das suas famílias no processo de decisão. É, também, nosso intuito alargar e diferenciar a oferta clínica local, quer na abordagem diagnóstica, quer terapêutica, usufruindo do apetrechamento tecnológico do CHUA que estamos a providenciar.

Aos profissionais do Centro de Referência do Cancro do Reto deixo o meu incentivo e o agradecimento pela sua competência, dedicação e humanismo. Aos utentes, manifesto a minha solidariedade e deixo o compromisso de os tratar com os mais elevados padrões de qualidade e de segurança que o estado da arte permite.

Dr. Horácio Guerreiro
Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve | Julho de 2021

A Criação de Centros de Referência foi definida como estratégica para a modernização e consolidação da especialização e defesa da qualidade das unidades hospitalares prestadoras de cuidados de saúde.

O tratamento do Cancro do Reto foi considerado prioritário para a criação de Centros de Referência por constituir um importante problema de saúde com elevada incidência e com uma morbidade e mortalidade associada significativas.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve foi reconhecido, em 11 de março de 2016, como Centro de Referência do Cancro do Reto, após ter submetido o seu processo de candidatura e o mesmo ter sido avaliado favoravelmente.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve destaca-se como unidade prestadora de cuidados de saúde de elevada qualidade, com reconhecidos conhecimentos técnicos aos doentes com Cancro do Reto. É constituído por uma equipa multidisciplinar experiente e altamente qualificada, o Centro de Referência dispõe de estruturas e equipamentos médicos altamente especializados, garantindo que os cuidados são prestados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, em conformidade com a evidência disponível mais atualizada e as recomendações específicas da comunidade científica.

Os resultados atingidos no Centro de Referência estão alinhados com os melhores padrões de qualidade nacional e internacional, contudo a equipa do Centro persegue em permanência a melhoria da prestação dos cuidados de forma a estar cada vez mais próxima da perfeição.

No Centro de Referência do Cancro do Reto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve o foco está colocado exclusivamente nos utentes, familiares e prestadores de cuidados, prestando os melhores cuidados de forma adaptada a cada um e cada circunstância.

Unidade de Faro
Consulta de Doença Oncológica Digestiva
Serviço de Gastrenterologia – Piso 1
Email:secdod@chalgarve.min-saude.pt

Unidade de Portimão
Unidade de Cirurgia Colo-Rectal
Consulta Externa – Piso 0
Telefone: 966479494 (extensão interna 43003)
Email: sec.dec.terapeutica@chalgarve.min-saude.pt

Exame Anátomo-patológico de biópsia
Exame Anátomo-patológico de peça cirúrgica
Exame Imunohistoquímico para pesquisa de MSIs
Exame genético para pesquisa de mutação Kras
Tomografia por Emissão de Positrões-TC

Procedimentos Terapêuticos
Inserção de catéter venoso longa duração
Tratamento de quimioterapia
Tratamento de terapêutica biológica
Tratamento de radioterapia
Resseção anterior do reto (RAR)
Resseção abdomino perineal (AAP)
Resseção cirúrgica trans-anal
Procto-colectomia total
Colostomia derivativa
Polipectomia e Mucosectomia endoscópica
Tratamento com Argon Plasma

Download | Carteira de Serviços do Centro de Referência

Descarregue aqui os principais guias e informação especifica para os utentes do Centro de Referência do Cancro do Reto.

Folheto dos Direitos e Deveres do Utentes (versão oficial da Entidade Reguladora da Saúde) (Português)
Folhetos dos Direitos e Deveres dos Utentes (versão adaptada e traduzida pelo Gabinete de Qualidade do CHUA) (Inglês)
Folheto dos Direitos e Deveres dos Utentes (versão adaptada e traduzida pelo Gabinete de Qualidade do CHUA) (Russo)
Guia de Acolhimento ao Utente do Centro de Referência do Cancro do Reto