Serviços do CHUA proporcionam espírito natalício aos doentes internados

As unidades Hospitalares que integram o Centro Hospitalar Universitário do Algarve assinalaram a quadra festiva com um vasto programa de iniciativas dirigidas a profissionais, utentes e familiares.

A Unidade de Portimão iniciou as festividades, no dia 10 de dezembro, recebendo a visita de cerca de 40 alunos do Externato Ti-Té que alegraram os utentes da Consulta Externa, Exames Especiais, Pediatria e Urgência Pediátrica, com canções de Natal. Ainda no dia 10, o Serviço de Pediatria recebeu a visita da Mascote da loja AKI, acompanhado pela Rena e pelo Duende do Pai Natal, que para além da boa disposição e do espirito natalício trouxeram com eles vasos e sementes para plantar e que, com os pequenos utentes internados desenvolveram uma atividade de bricolage e jardinagem.

Ainda em Portimão, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro decorreu a já tradicional “Tendinha de Natal da Psiquiatria”, que esteve patente no hall do hospital de Portimão, dando visibilidade aos trabalhos realizados pelos utentes do Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação desta unidade do Barlavento. A decoração da Árvore de Natal e Presépio expostos no hall da unidade hospitalar foi também resultado do trabalho desenvolvido por estes utentes, que a partir de material reciclado elaboraram todos os enfeites de natal.

No dia 19 as festividades continuaram em Portimão com a animação musical conduzida por um grupo de profissionais que, durante toda a manhã, soltaram a voz, entoando cânticos e tocando músicas de Natal por todos os serviços da unidade hospitalar, acompanhados pela Drª Palhaça Pepita que animou e divertiu utentes e profissionais à sua passagem e por um grupo de alunos da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Esta iniciativa inseriu-se no programa de Natal organizado pela Casa do Pessoal do CHBA, que se uniu mais uma vez ao Serviço de Pediatria.

O Pai Natal também marcou presença, começando pela Pediatria onde distribuiu presentes para o Serviço e para cada um dos pequenos utentes internados. A festa terminou com um lanche natalício para partilhar.

Atividades natalícias na Unidade Hospitalar de Faro

O espirito festivo da quadra natalícia também se viveu em vários serviços da Unidade Hospitalar de Faro. Cumprindo a tradição desde há vários anos, os profissionais de saúde das especialidades de Pediatria, Oncologia, Pneumologia, Cuidados Paliativos e Psiquiatria voltaram a prendar os utentes internados com pequenos convívios de Natal nos respetivos serviços, contribuindo assim para um momento de confraternização entre os utentes, os seus familiares e os profissionais de saúde.
No Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental a festa decorreu no dia 18 de dezembro e contou com a atuação do grupo musical Cantigas da Rua. Os utentes tiveram ainda oportunidade de mostrar os seus dotes musicais através de uma atividade de karaoke que contou com a colaboração do animado convidado Hélder Gonçalves. A tarde terminou com um lanche convívio entre todos.
Com o objetivo de proporcionar um Natal diferente às crianças que se se encontram internadas, o Setor de Educação preparou um vasto programa de atividades para esta quadra tão especial.

No dia 19 de dezembro a animação ficou a cargo da dupla de músicos João Paulo e Carla. A festa contou ainda com um espetáculo de magia proporcionado pelo mágico Ambrósio, o qual antecedeu a visita do Pai Natal e a entrega de presentes às crianças. A tarde de festa terminou com um lanche- convívio entre todos.

No dia 21, as crianças internadas receberam a visita de um grupo de alunos do Conservatório de Olhão, que para além do espetáculo musical no serviço entregaram presentes às crianças que irão passar o seu Natal no hospital.

Para o dia 22 está agendada a visita do grupo de jovens da Paroquia da Sé. No dia 26, no âmbito do projeto Hora da Música no Hospital de Dia e Internamento de Pediatria é a vez de receber a presença das voluntárias Sara e Avani.

Ainda no âmbito das atividades do Natal, o Setor de Educação e as crianças têm estado envolvidas na participação no Projeto Europeu «Cristmas Tree Decorations Exchange 2018», o qual tem proporcionado a troca de enfeites para a árvore de Natal entre 12 entidades / escolas de vários países de Europa. A árvore de Natal da Sala de Atividades está decorada com todos os enfeites recebidos, denominando-se «Árvore da Amizade e da Partilha».

No âmbito das suas atividades lúdicas e educativas com as crianças que estão hospitalizadas ou em tratamento, o Setor de Educação do Serviço de Pediatria foi uma vez mais o serviço responsável pela decoração dos presépios de natal que estão patentes nas portarias principais da unidade hospitalar de Faro.