Portimão | uma década de “Hospital Amigo dos Bebés”

Na semana em que a Organização Mundial de Saúde/UNICEF comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Unidade Hospitalar de Portimão assinala 10 anos como Hospital Amigos dos Bebés.

Foi a 19 de Setembro de 2008 que o então Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio recebeu a certificação como Hospital Amigo dos Bebés, que distingue as unidades de saúde que cumprem as práticas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a promoção proteção e apoio ao aleitamento materno.

Tendo sido a 3ª instituição nacional a receber esta distinção, a unidade Hospitalar de Portimão mantém até hoje esta certificação que já foi renovada por 2 vezes, a cada triénio, confirmando a manutenção destas medidas de incentivo e apoio ao Aleitamento Materno deste a primeira hora de vida dos bebés.

Uma das medidas implementadas, neste contexto, em 2008 e que tem vindo a crescer a cada ano, foi a criação de um Cantinho da Amamentação, onde as mulheres são recebidas e acompanhadas por enfermeiras conselheiras em aleitamento materno que proporcionam uma ajuda prática ensinando estratégias que podem resolver os problemas com a amamentação promovendo assim a sua continuidade e eficácia. Desde o início do seu funcionamento, em outubro de 2008, foram realizados mais de 35 mil atendimentos pelas profissionais do Cantinho da Amamentação. Os números vão aumentando a cada ano, sendo que só este ano, já foram realizados mais de 4500 atendimentos.

Sobre a Semana do Aleitamento Materno 2018

Em 2018, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema «Amamentação, a Base Para a Vida» e pretende alcançar os seguintes objetivos:
• Informar sobre a relação entre uma boa nutrição, a segurança alimentar, a redução da pobreza e a amamentação;
• Ancorar a amamentação como base da vida;
• Envolver-se com indivíduos e organizações para maior impacto;
• Galvanizar a ação para promover o aleitamento materno como parte de uma boa nutrição, da segurança alimentar e da redução da pobreza.
Num mundo de desigualdades, crises e pobreza, o aleitamento materno é o alicerce da boa saúde ao longo da vida das crianças e mães. Todos temos um papel a desempenhar para garantir o crescimento, o desenvolvimento e a sobrevivência das crianças em todo o mundo.

Saiba mais em:
https://www.dgs.pt/em-destaque/semana-do-aleitamento-materno-de-28-de-setembro-e-5-de-outubro.aspx  – DGS