Conferência sobre Espiritualidade e Saúde assinala Dia Internacional do Doente no CHUA

O Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em colaboração com o Grupo de Trabalho Religiões em Saúde, promove no próximo dia 7 de fevereiro, no âmbito do Dia Internacional do Doente, uma conferência subordinada ao tema «Espiritualidade (nos Cuidados de) e Saúde».

De acordo com a organização, “esta conferência irá realçar a importância do reconhecimento da espiritualidade nas unidades de saúde, no âmbito do Decreto-Lei 253/2009 que regulamenta a assistência espiritual e religiosa nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, concretizando o artigo 18º da Concordata e o artigo 13.º da Lei de Liberdade Religiosa – Lei nº 16/2001, de 22 de Junho”.

A sessão de abertura está agendada para as 10h00 no auditório da Unidade Hospitalar de Faro e contará com a presença de um representante do Conselho de Administração do CHUA e do Vigário Geral da Diocese do Algarve, César Chantre.

PROGRAMA

10h00 – Sessão abertura
Representante do Conselho Administração do CHUA
Cón. César Chantre – Vigário Geral da Diocese do Algarve
Moderador – Pr. Jorge Humberto

10h30 – Relevância da espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas
Prof. Doutora Ana Querido

11h30 – A assistência espiritual e religiosa no direito à saúde: releitura do Decreto-lei 253/2009 e lei de liberdade religiosa
Dr. Fernando Soares Loja

12h30 – Almoço
Moderador – Samuel Mendonça

14h30 – Comentários às conferências tendo em conta o passado, o presente e o futuro da assistência espiritual e religiosa
Pr. Artur Machado – Igreja Adventista do 7º Dia
Dr.ª Suryakala – Comunidade Hindu

15h30 – As evidências da Assistência Espiritual e Religiosa no cuidado holístico do doente
Dr.ª Helena Ramos
Enf.ª Ana Margarida Carrancha

Partilhar: