CHUAlgarve integra Programa “Diabetes em Movimento” em Lagos

Arrancou no passado mês de outubro, o Programa “Diabetes em Movimento Lagos”, numa parceria entre a Autarquia de Lagos, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUAlgarve) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Barlavento da ARS Algarve, através da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Infante.

Dirigido aos utentes das Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Lagos – UCSP de Lagos, USF Descobrimentos e USF Amendoeira, este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, é coordenado pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde.

As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs (16h00 -17h30) no Pavilhão Desportivo Municipal de Lagos e são monitorizadas por fisiologistas do exercício da autarquia e por enfermeiros da UCC Infante e da Consulta externa do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Lagos.

A participação é gratuita. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de 2018, sendo que os utentes com diabetes tipo 2 interessados devem ser referenciados pelos Médicos de Família das Unidades em que estão inscritos e pela consulta externa do Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Lagos.

A sessão de amanhã, quarta-feira, será especial, uma vez que se comemora o Dia Mundial da Diabetes – 14 de novembro. Assim, para além do exercício físico os participantes vão assistir a uma sessão de “educação para a saúde” onde os profissionais do Núcleo de Diabetologia da Unidade de Lagos do CHUAlgarve, vão abordar temas como a alimentação e a importância do exercício físico no controlo da Diabetes.