CHUA assinala Dia Mundial da Alimentação com conselhos sobre Alimentação em tempo de pandemia

Os serviços de Nutrição e Dietética do CHUA assinalam, este ano, o dia Mundial da Alimentação com conselhos sobre a Alimentação em tempos de Pandemia.

“É importante manter uma alimentação variada, completa e equilibrada, considerando as limitações existentes em contexto de pandemia, optando por alimentos essenciais de adequado valor nutricional, evitando alimentos densamente calóricos. A manutenção do peso corporal através de hábitos alimentares mais saudáveis e atividade física regular contribuem para a promoção da saúde e prevenção das doenças”, explicam as responsáveis.

ALIMENTAÇÃO em tempo de pandemia

Que alimentos comprar?

Devemos optar por alimentos menos perecíveis que permitam um maior tempo de conservação, tais como:

  • Frutas e vegetais com um amadurecimento mais lento
  • Alimentos congelados: Pescado e vegetais
  • Alimentos secos: leguminosas, frutas, oleaginosas e sementes
  • Cereais integrais e tubérculos
  • Ovos e laticínios magros
  • Alimentos enlatados: Vegetais, leguminosas e pescado

Assim, para além da realização de uma dieta equilibrada, reduzimos o número de deslocações às superfícies comerciais.

Hábitos saudáveis

  • Planear as refeições
  • Cozinhar em casa
  • Limitar o consumo de gorduras, sal e açúcar
  • Comer frutas e vegetais diariamente
  • Beber bastante água
  • Evitar/Reduzir o consumo de álcool
  • Ter em conta as porções para evitar comer em excesso

Os hábitos alimentares saudáveis são um forte aliado na promoção da saúde e na prevenção das doenças.

O Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado, anualmente, no dia 16 de outubro, tendo sido criado em 1981 pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), uma da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo, assim, que todas as populações tenham acesso a alimentação de boa qualidade.

Este ano a temática escolhida é «Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos – As nossas ações são o nosso Futuro». Assim sendo, este dia apela à solidariedade internacional com o intuito de ajudar todas as populações, com foco naquelas que são consideradas as mais vulneráveis. No presente ano deparamo-nos com uma pandemia mundial que veio impactar negativamente a segurança alimentar de várias comunidades espalhadas pelo mundo. Deste modo, em 2020, o foco do Dia Mundial da Alimentação está na importância de reconhecer o trabalho de agricultores e de todos os outros trabalhadores envolvidos na produção, transformação, transporte e comercialização de alimentos neste ano atípico – os «Heróis da alimentação».

Sobre a FAO

A FAO tem 194 estados membros e trabalha em mais de 130 países no mundo com a missão de alcançar a segurança alimentar, garantindo que todas as populações tenham acesso a alimentação e que essa seja de qualidade.

Atualmente, a população mundial é de cerca de 7,7 mil milhões de pessoas, das quais, 820 milhões são afetadas pela fome. Este número tem crescido e estima-se que em 2050 a população mundial seja de cerca de 9 mil milhões de pessoas.

Veja aqui a informação da FAO sobre o Dia Mundial da Alimentação

 

Partilhar: