Enfermaria COVID com capacidade de 100 camas no Pavilhão Arena, em Portimão

No âmbito da ativação da fase 4 do Pano de Contingência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) para resposta à COVID-19 procedeu-se ontem, dia 10 de janeiro, à abertura da enfermaria COVID, denominada «CHUA Arena», uma estrutura instalada no Pavilhão Portimão Arena que vai funcionar como serviço de retaguarda aos hospitais, mantendo a capacidade de resposta aos doentes que procuram as estruturas de saúde e aliviando a pressão sobre as unidades públicas de saúde.

Implementada, estruturada e apetrechada técnica e logisticamente, esta estrutura ficou operacional em 24 horas graças ao empenho e trabalho conjunto entre as equipas do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, da Câmara Municipal de Portimão e da Autoridade de Proteção Civil, contando ainda com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve.

A estrutura conta com 100 camas, 22 das quais articuladas, possuindo no seu conjunto três enfermarias com quartos individuais (30 camas) e oito com quartos múltiplos (64 camas), além de uma unidade de doentes graves/críticos (seis camas). Tem ainda áreas de decisão clínica, apoio médico e reuniões setoriais, bem como espaços de apoio psicossocial e de aprovisionamento, entre outras mais-valias, não esquecendo as áreas de apoio e de gestão de esforço dos profissionais que vão funcionar em permanência, 24 horas por dia.

A enfermaria COVID de Portimão, que desde o ano transato integra a fase 4 do Plano de Contingência estabelecido pelo CHUA, está devidamente apetrechada com equipamento médico de monitorização, diagnóstico e tratamento de doentes críticos, representando um investimento de 200 mil euros por parte da Câmara de Portimão.

Toda a gestão clínica do espaço e o tratamento dos doentes fica sob a responsabilidade das equipas médicas, de enfermagem, técnicas e auxiliares do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, estando simultaneamente previsto um reforço de contratação de recursos humanos.

A abertura oficial da estrutura decorreu às 16H00 e contou com a presença de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Ana Castro, e dos vogais executivos do CHUA, Paulo Neves e Patrícia Rego, da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e do comandante Richard Marques, da Proteção Civil Municipal de Portimão. O momento recebeu ainda a bênção pelo Monsenhor Cupertino.

Ana Castro, Presidente do Conselho de Administração, aproveitou a ocasião para agradecer a dedicação de todos os profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Algarve no combate à pandemia e na resposta aos restantes serviços clínicos durante todos estes meses e agora no apoio a mais esta estrutura.