Centro Hospitalar Universitário do Algarve representado na Semana Europeia da Gastrenterologia

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve participou na Semana Europeia da Gastrenterologia – United European Gastroenterology Week, um dos mais conceituados eventos científicos da especialidade, que decorreu entre os dias 20 e 24 de outubro, em Viena, Áustria, tendo-se destacado com a apresentação do trabalho sob o tema «Laboratory predictors of clinical-pathological response after neoadjuvant treatment in rectal cancer», o qual foi premiado com uma bolsa da United European Gastroenterolgy.

Joana Roseira e Tânia Gago, médicas internas da formação complementar no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve apresentaram vários trabalhos realizados no Serviço de Gastrenterologia em colaboração com outros serviços do centro hospitalar, nomeadamente a Radiologia e a Patologia Clínica, bem como com o Centro Académico Algarve Biomedical Center (ABC). Estiveram ainda presentes os médicos Horácio Guerreiro, Paulo Caldeira, Diamantino Sousa, Luís Contente e Helena Tavares Sousa, do Serviço de Gastrenterologia.

Lista de trabalhos apresentados pela equipa do Centro Hospitalar Universitário do Algarve na Semana Europeia da Gastrenterologia:

• «Laboratory predictors of clinical-pathological response after neoadjuvant treatment in rectal cancer» – Premiado com uma bolsa da United European Gastroenterolgy
Autores: T. Gago, I. Simão, A. Marreiros, J. Roseira, C. Cunha, P. Campelo, P. Caldeira, H. Guerreiro

• «Questioning consensus on Crohn’s Disease: CT and MR perianal extension has minimal diagnostic yeld and incurs additional radiation exposure».
Autores: J Roseira, C Carneiro, L Contente, A Marreiros, H Tavares Sousa, J Brito.

• «Changes in thyrojd hormone levels in obese euthyroid patients undergoing bariatric surgery»
Autores: T Gago, A Vaz, J Roseira, C Cunha, P Campelo, R Guerreiro, D Sousa, H Guerreiro.

• «Hemorroiteq study: prospectiv evaluation of four non-surgical instrumental modalities for the treatment of prolapsed hemorrhoidal disease»
Autores: J Roseira, A Vieira, H Tavares Sousa, T Gago, C Cunha, P Campelo, L Contente, H Guerreiro.

• «The use of NSAIDs, PAACs and QACs in hemorrhage associated with diverticular disease»
Autores: T Gago, A Ramos, J Roseira, C Cunha, P Campelo, H Guerreiro.

Autores:T Gago, I Simão, A Marreiros, J Roseira, C Cunha, P Campelo, P Caldeira, H Guerreiro.

Foram ainda apresentados quatro estudos multicêntricos em que participaram elementos do Serviço da Gastrenterologia:

• «The accuracy of three different methods in therapeutic drug monitoring of SB2»
Autores: F Magro, C Rocha, (…) H Tavares Sousa, (…) J Afonso.

• «Hypermethylation patterns in dysplasia in inflammatory bowel disease patients»
Autores: I Rosa, S Mata, (…) H Tavares Sousa, (…) A Dias Pereira.

• «An open label prospective study of the soluble seriam marker ST2 (IL-33 receptor) in patients with moderate to severe ulcerative colitis treated with Golimumab: clinical, endoscopic and histological results of the Evolution study»
Autores: F Magro, S Lopes,(…) P Caldeira, H Tavares Sousa, (…) F Carneiro and GEDII (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal)

• «Low Golimumab trough levels at week 6 are associated with poor clinical, endoscopic, and histplogical outcomes in ulcerative colitis patients: pharmacokinetic results of Evolution study»
Autores: F Magro, S Lopes, (…) P Caldeira, H Tavares Sousa, (…) F Carneiro and GEDII (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal).