Centro Hospitalar Universitário do Algarve comemora Dia da Saúde Mental com programa de atividades por toda a região

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Algarve vão assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental com um programa de atividades desenvolvidas ao longo de toda a semana, de 8 a 11 de Outubro, junto da comunidade e nas unidades hospitalares de Portimão e Faro.

Na área do barlavento algarvio são vários os concelhos que acolhem as iniciativas promovidas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão.

As atividades começam logo na segunda-feira, dia 8, de manhã com uma iniciativa dirigida às crianças no Jardim de Infância de Silves, na qual os mais pequenos são convidados a «brincar às emoções». A dinamização desta sessão fica a cargo da médica psiquiatra Flávia Polido e da psicóloga Verónica Ferreira, repetindo-se a iniciativa no dia 10 no Jardim de Infância de Monchique.

Ainda em Silves, na parte da tarde, pelas 15h00 nas Piscinas Municipais, tem lugar uma atividade desportiva aberta à população sob o mote «O Desporto faz bem à Cabeça».

No dia 9, as atenções viram-se para os utentes e respetivos familiares acompanhados no Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação de Portimão, numa sessão onde se pretende discutir estratégias de promoção da saúde mental.

É no dia 10, quarta-feira, que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental e para esta data estão agendadas diversas atividades em Monchique, Lagos e Faro.

O Quartel dos Bombeiros de Monchique acolhe no dia 10, pelas 11h00, uma palestra dirigida às equipas da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros sobre «Gestão do Stress». Nesta sessão, Marina Carvalho, psicóloga, dá a conhecer as principais estratégias para gerir as situações de stress.

Ainda em Monchique, pelas 14h30, na Casa do Povo do Alferce, decorre uma palestra destinada à população sénior das freguesias de Marmelete, Monchique e Alferce com o tema «Encontro com o Especialista – Promoção da Saúde Mental», proferida pela Diretora do Serviço de Psiquiatria de Portimão, Maria do Carmo Cruz.

As comemorações do Dia da Saúde Mental passam ainda por Lagos e são dirigidas aos jovens, numa ação que decorre na Escola Secundária Gil Eanes. Sobre o tema «Promoção da Saúde Mental no Adolescente», a psicóloga Kelley MacGregor, o enfermeiro Bruno Henriques e a terapeuta ocupacional Eduarda Tavares vão dirigir-se aos alunos desta escola secundária para abordar alguns dos temas mais relevantes da adolescência no que à saúde mental diz respeito.

Atividades lúdicas marcam Dia da Saúde Mental em Faro

Também o Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Faro se associa às comemorações do Dia da Saúde Mental apresentando uma programação dirigida especialmente para os utentes e suas famílias, numa tarde repleta de atividades lúdicas que decorrem nas instalações do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Faro. Zumba, karaoke e jogos tradicionais prometem colocar os utentes, profissionais e comunidade a mexer, incentivando ao desporto e à prática de atividades que promovem o bem-estar psíquico e emocional. A tarde termina com um lanche convívio.

As comemorações continuam no dia 11 no concelho de Aljezur com a palestra «Como prevenir e como lidar com a depressão» nas instalações do Grupo Folclórico Amador do Rogil, proferida pelo psiquiatra da Unidade de Portimão, Orlando Tur.

Cinema e debate no Teatro Municipal de Portimão

Ainda no dia 11, no Teatro Municipal de Portimão – TEMPO, decorre, entre as 17:30 e as 20h00, uma sessão de cinema com a exibição das curtas-metragens «Muletas» e «Umbra», ambas sobre a temática da saúde mental, seguidas de um debate público com a presença de vários especialistas em saúde mental. Esta iniciativa é de entrada livre, gratuita e aberta ao público em geral.

Para além das iniciativas dirigidas à população, durante toda a semana, o Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão “abre as portas” à comunidade hospitalar com vista à promoção da saúde mental dos profissionais. Nesse âmbito decorrem todos os dias da semana (de 8 a 11 outubro), entre as 14h00 e as 15h00, sessões dirigidas aos colaboradores do Centro Hospitalar Universitário do Algarve onde vão ser abordadas temáticas como «Relaxamento», «Gestão das Emoções» e «Mindfulness».

Estará também patente durante toda a semana no hall da Unidade Hospitalar de Portimão, uma exposição sobre as estratégias para promoção e manutenção da saúde mental e sensibilização para a diminuição do estigma social da doença mental.

PROGRAMA

PORTIMÃO

11 OUT

17h30 | Sessão de Cinema | TEMPO
– Apresentação das curtas-metragens: “Muletas” e “Umbra”.
– Debate público

8 a 11 OUT | Unidade Hospitalar de Portimão
Sessões para os profissionais “ Relaxamento”, “Gestão das Emoções” e “Mindfulness” – Serviço de Psiquiatria
Exposição “Promoção da Saúde Mental” – Hall

FARO

10 OUT

14h30 – 18h00| Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
Zumba | Karaoke | Jogos Tradicionais | Lanche Convívio

MONCHIQUE

10 OUT

10h00 | “Brincar às emoções” | Jardim de Infância de Monchique
11h00 | Palestra “Gestão do Stress” | Quartel dos Bombeiros de Monchique
14h30 | Palestra “Encontro com o Especialista – Promoção da Saúde Mental” | Casa do Povo do Alferce

SILVES

8 OUT

10h00 | “Brincar às emoções” | Jardim de Infância de Monchique
15h00 | atividade desportiva “O Desporto faz bem à Cabeça” | Piscinas Municipais de Silves

LAGOS

10 OUT

10h00 | “Promoção da Saúde Mental no adolescente” | Escola Secundária Gil Eanes

ALJEZUR

11 OUT

10h00 | Palestra “Como prevenir e como lidar com a depressão” | Grupo Folclórico Amador do Rogil

Partilhar: