Internamento

Internamento

Traga objetos de uso pessoal de modo a tornar o seu internamento o mais confortável possível (pijama ou camisa de dormir, chinelos (de preferência que possa utilizar no banho), toalhas de banho e de rosto, produtos de higiene pessoal, livros, revistas).

Aproveite as visitas que venha a receber durante o seu internamento para pedir aos seus familiares que lhe tragam roupa limpa e levando a roupa utilizada para lavar.

Evite trazer objetos de valor, pois o hospital não se responsabilizará por eventuais perdas ou danos. Entregue-os aos seus familiares no momento da admissão.

A alimentação ser-lhe-á fornecida pelo hospital, em conformidade com as recomendações ou eventual dieta que lhe seja prescrita pela equipa de saúde, por isso não deverá trazer alimentos. Poderá trazer água engarrafada para ter sempre à sua cabeceira.

A sua estadia

Depois de formalizada a sua admissão, ficará ao cuidado dos profissionais de saúde do Serviço de internamento correspondente.

Siga as instruções do médico e do enfermeiro no que diz respeito à dieta, ao repouso e à terapêutica.

Deverá permanecer no piso que lhe for destinado. Se por algum motivo pretender ausentar-se, mesmo que momentaneamente, transmita-o à equipa de enfermagem.

No seu quarto dispõe de um armário onde poderá colocar os seus objetos pessoais.

Se tiver uma cama livre ao seu lado, por favor não a utilize, pois pode ser precisa a qualquer momento. No período da manhã, será feita a limpeza do seu quarto.

Junto da sua cama existe uma campainha para chamar quem o possa ajudar. Utilize-a sempre que necessário.

Possivelmente irá partilhar o quarto com outro (s) doente (s). Procure respeitar o seu espaço e repouso:

  • Tente manter o seu espaço de internamento limpo e arrumado;
  • Fale num tom moderado e aconselhe as suas visitas a manterem o mesmo comportamento;
  • Caso tenha trazido equipamentos audiovisuais (leitores de DVD, computador portátil, rádio, etc.) utilize-os de modo a não comprometer o descanso dos outros doentes: mantenha um volume baixo, utilize auriculares e respeite os períodos noturnos quando a iluminação dos quartos é reduzida.

Refeições

As refeições são servidas de acordo com um horário específico, ainda que pontualmente possa haver alguma variação:

  • Pequeno-almoço: 08h30 – 09h00
  • Meio da Manha: 10h15 – 10h30
  • Almoço: 12h00 – 13h00
  • Lanche: 15h30 – 16h00
  • Jantar: 18h30 – 19h00
  • Ceia: 20h00 – 20h30

Para um melhor controlo dietético, só deverá consumir o que for prescrito pelo médico. Recorde-se de que a dieta prescrita pelo seu médico contribui para a sua recuperação e por isso deve ser respeitada.

Se tiver algum problema relacionado com dieta, comunique-o ao seu enfermeiro. Procuraremos, sempre que possível, ir ao encontro das suas preferências.

Se desejar que as suas visitas lhe tragam comida do exterior, informe o seu enfermeiro e não existindo contraindicação, siga as recomendações que lhe forem dadas.

Area Cidadão