Centro de Referência Cancro do Reto

Bem – vindo ao microsite do Centro de Referência Cancro do Reto.

Caro utente,

O Centro de Referência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve existe para si. A nossa prioridade é tratá-lo de acordo com as suas melhores expetativas. O nosso foco é a qualidade do tratamento que lhe prestamos. Fomos reconhecidos como Centro de Referência do Cancro do Reto, o que nos orgulha, mas acima de tudo trabalhamos para lhe garantir os cuidados de saúde que necessita, com elevada qualidade e com o total empenho de uma equipa multidisciplinar de profissionais que a si se dedicam.

Procuramos a melhoria contínua para atingirmos a perfeição, agradecemos desde já os vossos contributos para que possamos melhorar os nossos cuidados e superar as vossas expectativas.

Dr. Mahomede Americano
Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve

A Criação de Centros de Referência foi definida como estratégica para a modernização e consolidação da especialização e defesa da qualidade das unidades hospitalares prestadoras de cuidados de saúde.

O tratamento do Cancro do Reto foi considerado prioritário para a criação de Centros de Referência por constituir um importante problema de saúde com elevada incidência e com uma morbidade e mortalidade associada significativas.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve foi reconhecido, em 11 de março de 2016, como Centro de Referência do Cancro do Reto, após ter submetido o seu processo de candidatura e o mesmo ter sido avaliado favoravelmente.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve destaca-se como unidade prestadora de cuidados de saúde de elevada qualidade, com reconhecidos conhecimentos técnicos aos doentes com Cancro do Reto. É constituído por uma equipa multidisciplinar experiente e altamente qualificada, o Centro de Referência dispõe de estruturas e equipamentos médicos altamente especializados, garantindo que os cuidados são prestados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, em conformidade com a evidência disponível mais atualizada e as recomendações específicas da comunidade científica.

Os resultados atingidos no Centro de Referência estão alinhados com os melhores padrões de qualidade nacional e internacional, contudo a equipa do Centro persegue em permanência a melhoria da prestação dos cuidados de forma a estar cada vez mais próxima da perfeição.

No Centro de Referência do Cancro do Reto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve o foco está colocado exclusivamente nos utentes, familiares e prestadores de cuidados, prestando os melhores cuidados de forma adaptada a cada um e cada circunstância.

Unidade de Faro
Consulta de Doença Oncológica Digestiva
Serviço de Gastrenterologia – Piso 1
Telefone: 967290621
Email:secdod@chalgarve.min-saude.pt

Unidade de Portimão
Unidade de Cirurgia Colo-Rectal
Consulta Externa – Piso 0
Telefone: 966479494 (extensão interna 43003)
Email: sec.dec.terapeutica@chalgarve.min-saude.pt

Exame Anátomo-patológico de biópsia
Exame Anátomo-patológico de peça cirúrgica
Exame Imunohistoquímico para pesquisa de MSIs
Exame genético para pesquisa de mutação Kras
Tomografia por Emissão de Positrões-TC

Procedimentos Terapêuticos
Inserção de cateter venoso longa duração.
Tratamento de quimioterapia
Tratamento de terapêutica biológica
Tratamento de radioterapia
Ressecção anterior do reto (RAR)
Ressecção abdomino perineal (AAP)
Ressecção cirúrgica trans-anal
Procto-colectomia total
Colostomia derivativa
Polipectomia e Mucosectomia endoscópica
Tratamento com Argon Plasma
Colocação de prótese endoscópica

Download | Carteira de Servicos do Centro de Referencia

Descarregue aqui os principais guias e informação especifica para os utentes do Centro de Referência do Cancro do Reto.

Folheto dos Direitos e Deveres do Utentes (versão oficial da Entidade Reguladora da Saúde) (Português)
Folheto dos Direitos e Deveres dos Utentes (versão adaptada e traduzida pelo Gabinete de Qualidade do CHUA) (Inglês)
Folheto dos Direitos e Deveres dos Utentes (versão adaptada e traduzida pelo Gabinete de Qualidade do CHUA) (Russo)
Folheto Informativo sobre o Cancro do Reto